Dicionário LED – O significado dos termos

Se você fica meio perdido quando ouve algo como “Lúmen”, “Temperatura de cor”, entre outros termos bastante utilizados para iluminação, não se preocupe. Montamos um dicionário para ajudar nesta tarefa.


Lúmen

Lúmen (símbolo: lm) é a unidade de medida de fluxo luminoso. Um lúmen é o fluxo luminoso dentro de um cone de 1 esferorradiano, emitido por um ponto luminoso com intensidade de 1 candela (em todas as direcções). É uma unidade padrão do Sistema Internacional de Unidades.


Temperatura de cor

A Temperatura de Cor expressa a aparência de cor da luz emitida pela fonte de luz.

Essa definição está baseada na relação entre a temperatura de um material hipotético e padronizado, conhecido como “corpo negro radiador”, e a distribuição de energia da luz emitida à medida que a temperatura do corpo negro é elevada a partir do zero absoluto.

A unidade de medida da temperatura de cor é o Kelvin (K). Quanto mais alta a temperatura de cor, mais clara é a tonalidade de cor da luz. Quando falamos em luz quente ou fria, não estamos nos referindo ao calor físico da lâmpada, e sim a tonalidade de cor que ela irradia ao ambiente. Luz com tonalidade mais suave, torna o ambiente mais aconchegante e relaxante; já uma luz mais clara, torna o ambiente mais estimulante.

A temperatura de cor é uma analogia entre a cor da luz emitida por um corpo negro aquecido até a temperatura especificada em Kelvin e a cor que estamos comparando.

Ex.: uma lâmpada de temperatura de cor de 2.700 K tem tonalidade suave, já uma outra de 6.500 K tem tonalidade clara.

O ideal em uma residência é variar 1.700 K e 5.000 K, conforme o ambiente a ser iluminado.

Já para trabalhos com edição de imagens deve se buscar uma iluminação de 5.600 K (equivalente a luz natural), isentando-se assim do risco de a iluminação influenciar o resultado final.


Eficiência Luminosa

Rendimento luminoso ou eficiência luminosa é um indicador de eficiência utilizado para avaliar o rendimento da conversão de energia em luz por uma determinada fonte luminosa. É um indicador de mérito que consiste na avaliação do rácio entre o fluxo luminoso (em lumens) e a potência (geralmente medida em watts). Dependendo do contexto, a potência pode ser o fluxo radiante da fonte ou a energia eléctrica consumida pela fonte1 2 3 4 .


Iluminância

Iluminamento, intensidade de iluminação ou iluminância é uma grandeza de luminosidade, representada pela letra E, que faz a relação entre o fluxo luminoso que incide na direção perpendicular a uma superfície e a sua área.

o fluxo luminoso de um lumen incidindo sobre uma área de um metro quadrado produz o iluminamento de um lux.
Na prática, é a quantidade de luz dentro de um ambiente. Da mesma forma que o fluxo luminoso, não é distribuído uniformemente, de maneira que ao ser medida, não terá o mesmo valor em todos os pontos da área em questão.

Sua unidade de medida é o lux (lx). Para medi-la, usa-se um aparelho denominado luxímetro.

A Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT) descreve iluminância como sendo o “limite da razão do fluxo luminoso recebido pela superfície em torno de um ponto considerado, para a área da superfície quando esta tende para o zero.” (NBR 5413/1992)


Índice de reprodução de cores (IRC)

Índice de reprodução de cores (IRC): quantifica a fidelidade em que as cores de um objeto são reproduzidas quando iluminadas por uma fonte luminosa. Quanto maior for a diferença do objeto reproduzido para o objeto real, menor será o IRC. Quanto mais próximo o IRC de 100, maior será a fidelidade com que as cores dos objetos são vistas. Essa escala vai de 0 a 100, sendo 100 o CRI ideal, baseado na luz solar.


Vida mediana

Vida mediana: é o número de horas resultantes, em que 50% das lâmpadas ensaiadas ainda permanecem acesas.


Vida média

Vida média: é a média aritmética do tempo de duração de cada lâmpada ensaiada.


Vida útil

Vida útil: tempo em horas, no qual uma porcentagem do fluxo luminoso das lâmpadas testadas, foi depreciado.


Depreciação do fluxo luminoso

Depreciação do fluxo luminoso: diminuição do fluxo luminoso, ao longo da vida útil da lâmpada, devido à própria depreciação normal do fluxo luminoso da lâmpada e ao acúmulo de poeira sobre as superfícies da lâmpada e do refletor.


Watt e Potência

Watt e Potência: Potência é a capacidade de transformação da energia elétrica em outro tipo de energia. A potência é medida em watts, abreviada pela letra W. Qual é a diferença entre uma lâmpada de 20W e uma de 100W ? A diferença é que na lâmpada de 100W mais eletricidade é transformada em calor do que na lâmpada de 20W. Ou seja, uma lâmpada de 100W esquenta 5 vezes mais do que uma lâmpada de 20W. A potência de uma lâmpada, a princípio, nada tem a ver com a quantidade de luz que ela é capaz de produzir. Tanto que uma luz branca de 20W pode produzir tanto ou mais luz do que uma lâmpada incandescente de 100W. Algumas lâmpadas de LED atuais podem produzir a mesma quantidade de luz que uma incandescente de 60W gastando apenas 12W. A quantidade de luz que um dispositivo produz é medido em outra unidade, chamada lúmen (ver acima)


Fonte: Lednews

4 Simples passos para calcular a iluminação ideal

Existem alguns cálculos matemáticos mais complexos para chegar na iluminação necessária para um ambiente, mas este não é o nosso objetivo.

Para simplificar a conta separamos 4 passos realmente simples para que qualquer pessoa possa ter uma ideia de quantos watts é necessário para a iluminação de determinado ambiente.

Vamos lá:

  • 1. Meça a largura e o comprimento do ambiente em metros, utilizando uma fita métrica. Ex. 2,5metros por  3,2 metros.
  • 2. Multiplique a largura e o comprimento, sempre arredondando para cima o valor de forma que fique um número inteiro. Ex. 2,5×3,2=8.
  • 3. Agora com o resultado da metragem quadrada do ambiente, multiplique por 16. Ex. 8×16=128 Watts será o total aproximado que seu ambiente necessita para ser iluminado.
  • 4. Se você desejar iluminar uma escrivaninha, área de trabalho, um canto por exemplo, multiplique por 27 realizando a mesma conta.

 

5 Motivos que farão você repensar na economia de energia em toda a sua casa

Que as lâmpadas de LED estão em alta já sabemos. E também que ele utiliza uma tecnologia muito mais avançada que os outros tipos de iluminação também. Mas afinal vale a penas trocar toda a iluminação seja incandescente ou fluorescente por LED?

Vale e dou 5 motivos para você pensar a respeito .

Motivo 01: Em media a economia chega a mais de 80%, em outras palavras, se você gasta apenas com a iluminação de seu imóvel R$50, após a substituição por Led passará a gastar em torno de R$10. Só isso já é uma vantagem impressionante.


Motivo 02: Em tempos de crise de água e energética, a bandeira vermelha é utilizada para aumentar a sua conta de energia elétrica, e com certeza a economia com a iluminação pode fazer você não sentir tanto este aumento.


Motivo 03: Com excessão ao Led, todas as fontes de luz emitem raios ultravioleta e infravermelho.


Motivo 04: Não possui em sua fabricação substâncias tóxicas como mercúrio nem filamentos.


Motivo 05: Se ligado durante 8 horas por dia alcança até 17 anos de uso.


As principais vantagens do uso de lâmpadas Led são:

  • A vida útil chega até 100 anos
  • Baixíssimo consumo de energia (em tempos de economia de água e energia isso tem um peso muito grande)
  • Não esquenta o ambiente, podendo ser utilizada sobre alimentos, plantas sem maiores preocupações
  • Não oferece risco de fogo, explosão ou eletrocussão (Note que a instalação elétrica pode ocasionar todos estes riscos se não for bem executada, mas a lâmpada em si não)
  • Proporciona diversos tipos de aplicação na decoração de ambientes, aquários, etc.

Agora faça as contas e tome uma decisão.
Se precisar de ajuda fale com agente e consulte nossos produtos no site.

Conheça nossas Lâmpadas LED

São Paulo ganhará iluminação pública de LED

Em matéria publicada no G1 de 22/04/2015, a prefeitura da cidade de São Paulo vai conceder à iniciativa privada toda a gestão e renovação do sistema de iluminação pública de vias e de espaços públicos.

A concessão terá prazo de 20 anos. A previsão é que, nos cinco primeiros anos, a empresa troque todas as lâmpadas de vapor de sódio ou mercúrio, com coloração amarela, por lâmpadas de LED, com luz branca. Na sequência, precisará expandir os pontos de iluminação até que a cidade alcance, em 2035, 715.500 lâmpadas de LED instaladas.

Se todo o país seguir esse exemplo e trocar suas lâmpadas por LED, todo o país economizar 50% dos custos com iluminação pública, teremos um impacto bastante considerável”
Fernando Haddad, prefeito de São Paulo

Fonte: Portal Globo G1